A influência da estética analógica no audiovisual contemporâneo.
Produções atuais resgatam elementos visuais e sonoros do passado para criar narrativas...
O grande crescimento do consumo de produções focadas em áudio reflete a demanda do público por histórias e a consolidação do formato, que traz à tona o costume de apenas escutar, como o rádio sempre fez.
Muitas pessoas pensam que o podcast é um fenômeno recente na comunicação, porém, o formato existe há muitos anos. O primeiro produzido no Brasil, por exemplo, foi o “Nerdcast”, criado em 2006. Mas, a consolidação veio apenas na década de 2020, com o surgimento de diversos programas, dos mais variados temas.
Uma das maneiras de explicar esse sucesso, se deve a praticidade para consumir conteúdos em áudio. Durante a correria do dia a dia, os podcasts se tornam uma grande companhia, principalmente durante atividades como dirigir, se exercitar e executar tarefas domésticas. Essa flexibilidade combina perfeitamente com o estilo de vida moderno, principalmente nos grandes centros.
Outro ponto extremamente cativante para o público é a imersão que a ausência de imagens proporciona, pois a imaginação é muito mais estimulada durante a construção da narrativa. Além disso, a voz também possui o poder de conectar o ouvinte emocionalmente.
Um grande exemplo de podcast narrativo de enorme sucesso foi “A Mulher da Casa Abandonada”, produzido pelo jornalista Chico Felitti junto à Folha de São Paulo, em 2022. A construção da narrativa cativou milhões de ouvintes e prendeu todos por semanas para descobrir o desfecho daquela história, se tornando referência dentro do gênero.
Produzir conteúdo não é uma tarefa simples, principalmente podcasts, devido a todo aparato necessário para atingir a qualidade esperada. Mas, a Hub Boop pode te ajudar a tirar seu projeto do papel! Acesse nossa plataforma e conheça tudo que temos a oferecer.
Quer receber novidades e dicas exclusivas? Cadastre-se!
P.S. prometemos apenas e-mails que você não vai querer perder.