A influência da estética analógica no audiovisual contemporâneo.
Produções atuais resgatam elementos visuais e sonoros do passado para criar narrativas...
Na era da luta por atenção, onde cada minuto é disputado com vídeos, redes sociais e outras mídias, a sonoridade de um podcast se tornou tão importante quanto seu conteúdo.
Identidade sonora é o conjunto de sons que compõem e caracterizam um projeto de áudio, como trilhas, vinhetas, efeitos e até a própria ambientação das conversas. É necessário fazer algo que converse com a proposta do podcast, por isso, é preciso entender o público-alvo, tema e o tom do conteúdo. Por exemplo, um programa focado em humor, deve apresentar uma trilha mais leve e cômica, para identificar o ouvinte e localizá-lo em um ambiente que possui a proposta de ser engraçado.
Existem alguns pilares importantes para criar uma identidade sonora de qualidade, e devem ser levados em consideração. São eles:
Trilha de abertura e encerramento: é a marca sonora mais forte. Deve sintetizar a vibe do programa em poucos segundos.
Vinhetas e transições: pequenos trechos musicais ou efeitos que separam quadros ou tópicos, criando ritmo e organização.
Paisagem sonora: sons ambientes ou efeitos que ambientam ou dão mais vida a determinados momentos, especialmente em podcasts narrativos.
Assinatura sonora: uma espécie de jingle ou efeito exclusivo que remete imediatamente ao programa.
Aplicar os conceitos citados é uma estratégia poderosa para transformar um podcast em marca. E num cenário onde milhares de novos programas surgem a cada mês, diferenciar-se pelo ouvido é, muitas vezes, a chave para sobreviver e crescer. Para produzir seu podcast com as melhores equipes de profissionais com todo suporte é muito prático: conheça a Hub Boop. Acesse nossa plataforma e produza seu conteúdo de uma forma muito mais fácil.
Quer receber novidades e dicas exclusivas? Cadastre-se!
P.S. prometemos apenas e-mails que você não vai querer perder.